O que é SDR?
SDR (Sales Development Representative) significa representante de desenvolvimento de vendas. Essa sigla é utilizada para denominar os profissionais que atuam na área de pré-vendas.
A função principal do SDR é avaliar as características de cada contato para avaliar o potencial do cliente, ele considera o perfil do cliente a o da empresa.
É uma espécie de triagem que facilita a atuação de outras áreas, como por exemplo, marketing e comercial, que podem se empenhar em outros papeis dentro da negociação e divulgação da empresa.
Na equipe de vendas da sua empresa é necessário focar o vendedor nas oportunidades realmente trabalhadas, dada a facilidade do perfil da função isso.
Integração dos canais de vendas e atendimento ao cliente
Quando a sua empresa integra os canais de atendimento, centraliza seu cliente para o atendimento de suas necessidades. Os novos contratos ficam com o seu atendimento multicanal, sendo amplamente atendido em todas as suas solicitações dentro da sua empresa.
O cliente que está em fase pré-venda não é um potencial, mas ainda não é o seu cliente.
Dentro de um planejamento estruturado deve verificar se não é viável para a sua empresa, elaborar uma estrutura em que o SDR possa ser terceirizado e o cliente ativo fique dentro de uma estrutura de integração de canais de contato, por exemplo.
Há muitas variáveis a considerar num plano de negócios, principalmente numa situação de terceirização de sua prospecção. O tamanho da sua empresa e os leads em potencial é uma boa base para sua análise.
Prospectar clientes e vender
Prospectar o cliente, muitas vezes não acaba em vendas. Se na sua empresa, os seus vendedores atuarem somente mediante clientes em potencial, os resultados em relação ao fechamento de novas negociações será muito mais amplo.
Se na sua empresa há um SDR o contato dos seus vendedores com os leads gerados é mais ágil e isso traz resultados rápidos.
Dentre os processos principais do SDR está interligar o lead e o vendedor. Para isso, ele sonda a necessidade do cliente e repassa as informações para que o vendedor tenha como analisar as necessidades desse cliente.
Há alguns tipos de SDR que variam conforme o perfil das empresas, citaremos os dois mais comuns:
- SDR low touch
- Para um ciclo de vendas curto
- Filtra conexão e qualificação
Geralmente, o SDR atua com os leads gerados pelo marketing, mas também pode gerar novos leads.
- SDR high touch
- Conexão
- Qualificação
- Necessidade
Devo ter um SDR?
Se a prospecção faz parte dos pilares do seu negócio, é uma boa forma de fortalecer suas vendas.
As vantagens do pré-vendas
O SDR gera valor para o leads, aumentando o interesse no seu negócio. Depende do ramo de atuação da sua empresa, há outras vantagens, como:
- Diminuição dos cancelamentos;
- Base de clientes mais qualificadas;
- Novas oportunidades de negócio;
- Aumento da taxa de conversão;
- Maior foco em vendas.
Terceirização vale à pena?
Há empresas especializadas em prestar esse serviço de forma terceirizada. Como tudo numa empresa, deve analisar de acordo com as regras do seu negócio.
Quando você terceiriza essa função, pode gerar metas de novos leads por exemplo.
A prospecção ativa pode ser feita por muitos meios, e quando realiza esse processo, não precisa se preocupar com todos eles. Muitas dessas empresas fazem ações de marketing digital dentro da prospecção, o que pode ser vantajoso para a sua empresa.
Podemos te ajudar a planejar
A Recepção Virtual oferece soluções em integração de todos os canais de atendimento de sua empresa. Ficou em dúvida sobre qual a melhor forma de atender a necessidade da sua empresa atualmente? Entre em contato com a gente! Não importa a complexidade do seu negócio, podemos te orientar quanto a possíveis soluções.