Pode parecer confuso o conceito de atendimento integrado e humanizado, uma vez a automatização nos remete ao conceito de algo muito mais voltado a tecnologia e mais distante das pessoas.
A ideia da plataforma ommichannel é exatamente o oposto, a automatização dos seus canais de atendimento serve para que o atendimento fique mais humanizado.
Personalidade da empresa
Essa humanização se dá por várias razões. O fato de que a empresa poderá personalizar seus canais de atendimento é importante e essencial nesse conceito.
Esse diferencial faz com que o cliente tenha uma experiência dentro de tudo o que diz respeito a atendimento, suporte e relacionamento.
Como é feita essa personalização?
O atendimento personalizado atrai os clientes, pois faz com que se sintam únicos, especiais.
Para isso é necessário que as necessidades dos clientes sejam entendidas.
Como num ciclo benéfico, as necessidades do cliente são entendidas para que possam ser elaboradas dentro do processo de personalização da empresa na plataforma omnichannel.
Esse mesmo levantamento das necessidades volta como benefícios porque o cliente fica muito mais satisfeito sendo atendido numa necessidade alvo.
Diferenciação é diferencial
A plataforma omnichannel inova em várias vertentes. Ela difere um cliente do outro, além de diferenciar os caminhos de acesso do cliente até a empresa.
O cliente adora não ser visto apenas como mais uma cliente, e isso só é possível porque a plataforma omnichannel não é só mais um canal de atendimento, ela é uma inovação do conceito de atendimento.
Experiência de atendimento
Com as informações dos clientes, perfil comportamental, e quaisquer outros dados que sejam relevantes para as vendas das empresas, fica muito mais fácil personalizar o contato, e proporcionar uma experiência para cliente.
Essa experiência pode ocorrer tanto no contato que a empresa fizer com o cliente, quanto no contato que o cliente fizer.
Quem não é cliente?
Todos somos clientes e sabemos a diferença que faz um atendimento que escuta, acolhe e busca a melhoria da situação exposta.
Estamos em tempos de mudanças conceituais, não combina mais a ideia de atendimento ser burocrático.
A experiência do cliente tem quer integral numa empresa, começa quando ele analisa a possibilidade de compra, passa pela venda, e não precisa terminar no atendimento de forma nenhuma! Na verdade, a ideia da integração é que não termine.
O cliente bem atendido é um cliente fidelizado, e a humanização através da personalização é isso, entender que há uma pessoa no foco de toda essa tecnologia.
Vários canais de atendimento
O fato de que a Plataforma Omnichannel permite um contato através de vários canais é um grande diferencial e o que faz essa humanização acontecer.
O contato com o cliente ocorre por voz, texto, vídeos, e-mails, chatbot, telefone, aplicativos de conversas, mensagens de textos, e o que mais a sua empresa tiver.
Esse leque de opções de contato abre outro leque de opções quanto aos recursos que trazem sucesso no atendimento.
A personalização é feita de acordo com a personalidade da empresa
O encontro perfeito das necessidades para que a comunicação flua e os fluxos melhorem.
Histórico do cliente
Essa integração entre os canais de atendimento permite que o histórico do cliente fique salvo, mantendo a personalização do processo.
Múltiplos dados para a gestão
Essa integração viabiliza muitos dados para as empresas, e esses dados podem ser usados de forma inteligente e eficaz quando direcionados para a estratégia da gestão de cada área correspondente.
Há outros pontos a serem considerados dentro de um atendimento integrado Omnichannel. Viu que é uma boa ideia implantar essa melhoria na sua empresa, mas não sabe como fazer o seu planejamento?
Entre em contato com a gente! Nós da Recepção Virtual podemos ajudar você a otimizar e humanizar o contato com o seu cliente!