O que a logística tem a ver com o SAC?
Estamos vivendo uma era complexa, moderna e em constante mudança, e por conta disso, muitos conceitos estão em fase de transformação. E a ideia de que cada área atende a própria demanda também sofre alteração.
Se olhar para as necessidades da rotina das áreas de uma empresa, verá que a integração entre elas já está ocorrendo faz parte, só não está disseminada de forma prática.
Comunicação não é integração? Mas eles se falam tanto…
Quando os setores de uma empresa se comunicam, não exatamente eles se entendem, mas esse é um sinal de que deveriam se entender.
O cliente quando recorre ao SAC de uma empresa não tem como saber dos processos internos, ele tem clareza apenas sobre a sua necessidade, e cabe a empresa quebrar as barreiras internas para atingir esse objetivo.
As áreas de logística e SAC de uma empresa são setores complementares, e deveriam estar integradas desde o surgimento das empresas, isso evitaria falhas na comunicação que culminam em perdas e desgastes.
Cada qual na sua função?
Quando a sua empresa separa os setores de logística e SAC da forma a seguir, já está cometendo um erro:
Logística: Função operacional, responsável pelo estoque, escoamento de mercadorias.
SAC: Função comercial, responsável pela satisfação e fidelização do cliente.
Qual é o erro?
Determinar funções dentro de uma empresa não é errado, é necessário para seu funcionamento. Mas deixar na cultura de uma empresa (ainda que de forma implícita) que os setores tem focos diferentes é o erro de gestão das empresas.
No caso do SAC e logística, por exemplo, eles estão mais próximos do que parece.
Interdependência dos setores
Estamos num mercado volátil, e os clientes são exigentes e as empresas precisam se adaptar. Aceitar a interdependência dos setores é ser resiliente nos dias atuais, aceitar que já existe a integração não organizada das áreas e que esse é um ponto a ser atendido.
Integração oficializada?
Quando falamos em oficializar uma integração, estamos falando em colocar num sistema uma necessidade que já existe na rotina da sua empresa. Os funcionários do SAC não se levantam, ou ligam para falar com os outros setores, inclusive para saber sobre as entregas com a área de logística?
Esse movimento já é uma integração, mas está contra a sua empresa. Por que não planejar essa necessidade dentro dos parâmetros corretos e integrar esse contato via sistema?
Mudando conceitos para renovar o atendimento
Quando ocorre a integração do SAC com os setores de primeira necessidade, a logística será um dos principais.
Essa mudança na rotina da sua empresa tem potencial para resultados incríveis, por exemplo:
- Melhorar o desempenho do negócio;
- Clarificar os índices quanto à gestão;
- Evolução de todos os fluxos internos;
- Aumento da satisfação do seu cliente.
Quando a logística é integrada numa empresa o setor deixa de ser visto como operacional e passa a fazer parte das estratégias da gestão do negócio. Com isso a sua empresa ganha competitividade no mercado.
O SAC é um canal de retorno do cliente
O SAC de uma empresa não é o responsável pela fidelização do cliente, ele é um canal que recebe um retorno do trabalho de todos os setores. A demanda que no SAC de uma empresa é o resultado de tudo o que já está sendo feito, por isso esses dados são tão importantes.
Ao realizar a logística integrada com o SAC, a sua empresa ganha diferenciais:
- Padronização das operações internas;
- Centralização de dados, evitando desencontro de informações;
- Mensuração dos resultados para um plano estratégico integrado.
Através da integração do SAC com a logística a sua empresa atende o seu cliente de forma ampla, e não apenas parcialmente. A comunicação interna ganha muito com isso também.
Ainda tem dúvidas sobre realizar a integração do SAC da sua empresa com os demais setores? Fale com a gente, a Recepção Virtual pode ajudar você a entender e atender as necessidades do seu cliente!