O QUE É RECEPÇÃO?
Recepção é onde se tem o primeiro contato do cliente com seu negócio. Quanto mais simplificado for o processo de atendimento para o cliente, maior a satisfação dele. Um contato que ao mesmo tempo segue um bom padrão de qualidade e uma personalização devida, podem ser a chave para o sucesso na fidelização do seu cliente. Além de ter um bom custo benefício para você!
Muitas vezes, quando não terceirizamos essa tarefa, podemos passar os reflexos da sobrecarga que vivemos para os nossos clientes. E isso, pode fazer com que nós percamos o vínculo. Por consequência, isso afeta as vendas atuais e as futuras que poderiam acontecer, se fosse boa a primeira impressão. Está aí um motivo mais que excelente para você terceirizar algumas coisas na sua empresa, não é mesmo?
O QUE É TERCEIRIZAÇÃO E COMO APLICAR ISSO À RECEPÇÃO?
Comecemos pelo conceito de Terceirizar. Isso significa dar à terceiros uma função que precisa ser executada. Sendo que esse terceiro é alguém que Contrato para realizá-la, de modo que eu não preciso me preocupar diretamente com ela.
Como estávamos conversando anteriormente, recepcionar é um grande desafio. Pois, nem sempre estaremos de bom humor, teremos uma comunicação eficiente com o cliente, conseguiremos entender suas peculiaridades. Então, ter alguém para lhe auxiliar nisso, pode te ajudar muito nesse processo de atendimento, que se inicia na recepção, apesar de não se resumir à ela.
Nem sempre as pessoas voltam apenas por um produto. Na verdade, a maioria se preocupa muito com a forma que é tratada, se é valorizada como consumidora. Nem sempre o cliente tem razão, mas nisso está coberto por ela. Quem não valoriza seu cliente e não se preocupa em personalizar o processo de atendimento, corre o sério risco de perdê-lo. Não é o seu caso, não é mesmo?
DICAS IMPORTANTES NA HORA DE CONTRATAR
Uma dica de ouro para isso e para a vida: Conheça a ti mesmo e à aqueles que te cercam! Saiba o objetivo, a meta, o seu nicho, o perfil dos seus clientes em primeiro lugar.
Em segundo lugar, procure contratar uma empresa ou alguém quem tem um perfil alinhado ao que você precisa! Procure conhecer a índole e a qualificação daqueles que você pretende colocar, de certa forma, dentro da sua empresa.
Após isso, seja claro e honesto com seu parceiro tercerizado! Combine a forma de pagamento desde o início, para que fique claro a ambos como isso se dará. Não se esqueça de falar sobre os prazos para entrega das tarefas, é importante que o outro esteja ciente disso!
Eu sei que dá trabalho, mas revise o que for entregue e dê o “feedback”, isso torna o vínculo melhor e aumenta a assertividade do produto final!
Falando de clareza e honestidade, especifique a função que precisa e não sobrecarregue o seu contratado com outras funções! Ninguém quer ser faz tudo, enquanto recebe apenas por uma função!
TERCERIZAR É ALGO BOM?
Pode ser uma boa saída para você. Se tomou a decisão de aderi à ela, é preciso que tome os cuidados necessários e siga as dicas acima para ter uma boa experiência com esse modo.
Espero ter lhe ajudado, até a próxima!